top of page

Espectroscopia por Fluorescência de Raios X

A espectroscopia por fluorescência de raios X (XRF) é uma técnica analítica não-destrutiva de elevada sensibilidade que permite a caracterização química quali-quantitativa multielementar e simultânea de amostras no estado líquido, sólido ou mesmo gasoso.

Todos os elementos com número atômico > Na podem ser detectados. As matrizes são diversas, pode-se analisar amostras de origem vegetal, animal ou mineral. 

A diversidade de arranjos geométricos e de dispositivos ópticos resulta em variantes da XRF. Como por exemplo a EDXRF, WDXRF, TXRF e micro-XRF. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens. Seus limites de detecção podem chegar a micrograma de analito por quilograma de amostra.

A I Escola de Fluorescência de Raios X do CENA-USP

O objetivo da escola espectroscopia por fluorescência de raios X do CENA é contribuir para formação de novos membros da comunidade XRF. Nessa primeira edição, através de uma abordagem teórica e prática, nos debruçaremos sobre a micro-XRF.

Essa técnica emprega micro-feixes de raios X, o que permite detectar simultâneamente diversos elementos. Os espectros podem ser usados para construção de imagens químicas.

Nessa edição da escola, especial ênfase será dada ao preparo de amostras e estratégias para obtenção de imagens químicas.

Mais informações sobre micro-XRF no CENA podem ser obtidas em:

​

Imagens químicas de uma rocha basáltica. Podem-se observar correlações na distribuição da Si, Ti e Mn

Si

Ti

Mn

Distribuição de P, K e S  em folha infectada por ferrugem. Nota-se acúmulo de P e S no hotspot da doença, por outro lado a região apresenta ausência de K.

P

S

K

Informações
Total de vagas: 20
​
Graças a colaboração da direção do CENA, a taxa de insrição foi retirada. 
​
Não haverá alojamento. Informações sobre hospedagem podem ser econtradas em 
​
Inscrições: 22/04 a 01/06
​
Deferimento das inscrições: 03/06
​
​
bottom of page